O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticou duramente a falta de ‘vontade política’ da União Europeia em contrariar o líder russo Vladimir Putin.
O chefe de Estado fez um discurso inflamado nesta quinta-feira no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, no qual criticou alguns dos principais aliados de Kiev.
"E quanto ao cessar-fogo em si? Quem pode ajudar a concretizá-lo? A Europa adora discutir o futuro, mas evita agir hoje, agir de forma a definir o tipo de futuro que teremos. Esse é o problema. Por que o Presidente Trump consegue impedir a circulação de navios-tanque da frota clandestina e apreender o petróleo, mas a Europa não? O petróleo russo está sendo transportado bem perto das costas europeias. Ele financia a guerra e ajuda a desestabilizar a Europa. O petróleo russo deve ser interceptado, confiscado e vendido em benefício da Europa", afirmou Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia.
O discurso para a elite de Davos ocorreu minutos depois de Zelensky ter se reunido com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Imagens: AFP
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas
#trump #zelensky #ucrania